Diabético Pode Comer Açúcar Mascavo?

Diabético Pode Comer Açúcar Mascavo?

A diabetes é caracterizada pelo descontrole dos níveis de açúcar no sangue. Isso porque o quadro da condição é desenvolvido quando o organismo não é capaz de produzir insulina ou não consegue utilizar adequadamente o hormônio que produz. Ela trabalha justamente no controle da quantidade de glicose encontrada no sangue.

Para não sofrer complicações provenientes da elevação das taxas de açúcar no sangue, como danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos, ao ser diagnosticado com a doença, o paciente deve seguir o tratamento indicado pelo médico.

Entre várias medidas, isso inclui e exige que sejam feitas adaptações na alimentação, de modo que a dieta favoreça o controle dos níveis de glicose no sangue.

Diabético pode comer açúcar mascavo?

Se a diabetes traz consigo o descontrole das taxas de açúcar no sangue, então quem tem a doença não pode ingerir açúcar, certo?

É importante saber que não é o açúcar que causa a diabetes. Como vimos no início deste artigo, ela é desenvolvida por conta de problemas relacionados à maneira que o corpo utiliza a insulina. Além disso, no caso da diabetes do tipo 1, o problema surge, entre outros fatores, por questões genéticas.

Já em relação à diabetes do tipo 2, a Associação Americana de Diabetes explica que um dos maiores fatores de risco para o surgimento da doença é o excesso de peso, que pode ser motivado pelo consumo em excesso do açúcar através de guloseimas.

Segundo a associação, no passado as pessoas com diabetes eram aconselhadas a evitar o açúcar por completo. No entanto, agora a convenção é que os diabéticos reservem os doces cheios de açúcar para ocasiões especiais (e raras) e baseiem a alimentação em comidas mais nutritivas como vegetais, grãos integrais, frutas, produtos laticínios livres de gorduras, peixes e carnes magras.

E onde o açúcar mascavo entra nisso tudo? Como saber se o diabético pode comer açúcar mascavo ou não? Bem, a Associação Americana de Diabetes lista o ingrediente com um dos adoçantes com calorias e carboidratos.

Leia mais: Site Mundo Boa Forma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *